Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2016

Mistérios Iniciáticos do Taoísmo: Os Cinco Imperadores

Por André Otávio Assis Muniz

A estrutura mitológica do Taoísmo se organiza como o antigo Império Chinês. Os deuses têm funções específicas e cumprem papéis administrativos no Universo.

Para ajudar-lhe a governar a Terra, o Imperador de Jade (玉帝) nomeou deuses titulares para as diversas regiões. O Grande Imperador do Pico do Leste (太岳大帝) é o Deus de Taishan, a Grande Montanha de Shandong. Nos livros do Cânone Taoísta ele aparece em companhia dos "Cinco Santos Imperadores" (五聖帝) que controlam os picos do Sul, do Oeste, do Norte e do Centro (respectivamente, na China, são: Hengshan, Huashan, Hengshan - escrito com outro ideograma, diferente do pico do Sul e Songshan. O Imperador do Pico do Leste é uma autoridade regente da Terra e dos homens, estando sob a autoridade do Soberano de Jade (玉清) e rege o mecanismo da vida. É o que determina os nascimentos e que recolhe os mortos.

Nas sociedades iniciáticas secretas chinesas (as chamadas Tríades ou "Sociedade do Céu e da Terra" - 天地會), o mestre da Loja representa o Soberano do Pico do Leste, e se senta no Oriente. Ele é quem dá a "vida" à Loja e determina a "morte" simbólica de seus membros. Cada um dos Cinco Imperadores representa um "Centro Iniciático", um tipo de "axis" ou coluna em torno do qual se organizam as atividades. Cada oficial das lojas das Tríades está ligado a uma região geográfica ou pico.

É interessante traçar um paralelo com a Maçonaria. O Venerável Mestre se senta no Leste, como o "Soberano Santo Imperador do Pico do Leste". O símbolo de "regência" das Lojas de origem francesa é o Delta (três ângulos, representando Três Princípios), cujo princípio controla ao Venerável Mestre...No Taoísmo, a regência sobre o "Soberano Santo Imperador do Pico do Leste" é a Tríplice Pureza (sobre a qual já falamos). Assim como os "Soberanos e Santos Imperadores" controlam as regiões determinadas por seus picos, os oficiais das Lojas (tanto das Tríades quanto das Maçônicas) controlam suas regiões (Norte, Sul)...O cobridor controla o Ocidente (Pico do Oeste), enquanto o centro da Loja é controlado pelo Mestre de Cerimônias...Essas similaridades deixaram alguns pesquisadores bastante surpreendidos quando tiveram os primeiros contatos com as Tríades Chinesas...

Albert de Pouvourville, ocidental iniciado nas Tríades vietnamitas de origem chinesa, sob o nome de "Matgioi", escreveu um interessante relato sobre essas semelhanças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário