Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2016

Os oito "guá"

Por André Otávio Assis Muniz

Os oito "guá" (八卦) são apresentados de duas maneiras diferentes. A maioria das pessoas nem nota e nem se importa em saber.
Isso está intimamente ligado à cosmogonia chinesa tradicional.
O "sopro original" (yuanqi - 元氣) ou Yang Puro (chunyang - 純陽),gerou o sopro cósmico (qi - ) através da união do Yin e Yang originais (元陰元陽 yuanyin e yuanyang) também chamados de Yin e Yang reais (真陰真陽 zhenyin e zhenyang).
O sopro cósmico então dividiu-se de forma a estabelecer o Yin e Yang, ou Céu e Terra (esse estágio é chamado de "abertura do Céu" 開天 - kaitian). O Yin e o Yang imediatamente se juntaram novamente, levando ao estágio final da manifestação das dez mil coisas (萬物 wanwu). "Xiantian" (先天) ou "Antes do Céu" ou ainda "Céu Anterior", refere-se ao estágio anterior à junção de Yin e Yang originais para formar o sopro cósmico, ou seja, antes da manifestação das "dez mil coisas", enquanto o "Depois do Céu" ou "Céu Posterior" (後天 Houtian), refere-se ao estado depois que Yin e Yang se juntaram e geraram o sopro cósmico que formou Céu e Terra e levou à manifestação das dez mil coisas.
Antes da manifestação, o Yin e Yang originais estavam em estado potencial em seus opostos. Essa noção aparece na frase "陽中之陰", ou seja, "Yang no meio de Yin".
Nos oito guá (bagua), a primeira representação é a de Xiantian (Céu Anterior). Ela é atribuída a Fuxi, o primeiro Imperador mítico. Nessa representação, o Yin e Yang originais (元陰元陽) juntaram suas essências e geraram os trigramas Li e Kan ("Yin dentro de Yang" e "Yang dentro de Yin") que são colocados no Leste e no Oeste. Os outro quatro Trigramas são colocados nos pontos intermediários. O cosmos é gerado depois que Li e Kan se atraem e juntam suas linhas internas.
A representação dos guá Xiantian é atribuída ao Rei Wen de Zhou (1099 -1050 a.E.C.)

Na representação de Houtian (Céu Posterior), as posições originalmente ocupadas por Qian e Kun () são tomadas por Li e Kan (), para mostrar que a mudança do estado incondicionado para o condicionado ocorreu e que o Yin original é agora encontrado dentro do Yang cósmico ( o trigrama Li - Fogo) e que o Yang Original está dentro do Yin cósmico ( o trigrama Kan - Água).


先天 Xiantian

後天 Houtian

Nenhum comentário:

Postar um comentário