Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2016

Sociedades Iniciáticas na China

Por André Otávio Assis Muniz

As Tríades (天地會- Sociedade do Céu e da Terra) foram responsáveis pela organização de diversos movimentos de resistência na China. Utilizando propaganda, doutrinação e violência cirurgicamente aplicada, eram temidas e respeitadas.
No Ocidente, começaram a ser estudadas com mais atenção depois dos livros de Albert de Pouvorville (Matgioi), que foi o primeiro ocidental conhecido a ser iniciado em uma Tríade chinesa no Vietnã.
Matgioi foi o responsável pela Iniciação Taoísta de René Guénon, assim como pela primeira transmissão dos ensinamentos desses grupamentos ao Ocidente. 
Traduziu clássicos chineses para o francês e escreveu vasto material sobre o funcionamento das Lojas.
Basicamente, a estrutura dos membros era a seguinte:

红棍 Hóng gùn, "O bastão vermelho", responsável pela organização e execução de todo tipo de ação violenta externa. Deveria ser  especialista em artes marciais e participar dos "times de assalto" que só deveria contar com outros especialistas em artes marciais. Seu prestígio era grande. 

白紙扇 Báizhǐ shàn, " O leque branco". Era o conselheiro, o administrador, o que realizava os estudos. Seu atributo, um leque de papel branco montado sobre uma armação de bambu, com 13 pregas, representando as 13 províncias do Império dos Ming. O "Mestre do Incenso" da Loja era, geralmente escolhido dos membros desse rank.

草鞋 Cǎoxié, " O sandália de palha" era o mensageiro, aquele que tratava do serviço de informações e de passar as tarefas para todas as divisões da Tríade. Seu papel era determinante pois, se errasse, comprometeria as ações pensadas pelos "leques brancos" e que deveriam ser postas em prática pelos "bastão vermelho". 

四九 Sìjiǔ, literalmente "O quarenta e nove", mas é um jogo com os ideogramas. Significa, na realidade "4x9" ou seja, 36, que era o número de  votos que o membro deveria fazer para pertencer ao grupo.

Acima desses estavam: 

山主, Shān zhǔ,  "Mestre das Montanhas" . Não era o chefe absoluto, que tomava todas as decisões.  Coordena todas as decisões tomadas localizadamente. Em caso de conflito de interesses, é ele que dava o voto de desempate. 
Abaixo desse mestre estava o , 香主, Xiāng zhǔ, "Mestre do Incenso" o equivalente a um sacerdote responsável pelos diferentes ritos.

O 先鋒, Xiānfēng ou "pioneiro", é o assistente do Mestre do Incenso, que é também o oficial responsável pelo recrutamento para os neófitos na sociedade .
O chefe de cada uma das seções que citamos acima era chamado de 主持, Zhǔchí "Presidente". 
O título de Dà lǎo 大佬, "Grande Irmão" era um termo respeitoso empregado para membros mais antigos, que haviam prestado serviços relevantes para a organização.
Essa era a organização da Loja.
Acima das Lojas estava o Grão-Mestre, chamado de 龍頭, Lóngtóu, "Cabeça de Dragão", que muito poucos membros conheciam.













Nenhum comentário:

Postar um comentário